Jogadores arrecadam 1 milhão de dólares em evento para a prevenção ao câncer | Sem Tilt

Jogadores arrecadam 1 milhão de dólares em evento para a prevenção ao câncer


Se ações solidárias incríveis como o Teleton se misturassem com games, elas se tornariam algo como o Awesome Games Done Quick (“Jogos Incríveis Zerados Rápido”). O evento, que começou no dia 8 e vai até o dia 15, reúne vários jogadores que zeram jogos no mesmo tempo que você precisa pra ligar seu videogame. Em uma transmissão ao vivo e sem interrupções, eles mostram suas habilidades durante oito dias. Esta ação busca arrecadar dinheiro através de doações de quem assiste para a Prevent Cancer Foundation, uma organização sem fins lucrativos dos EUA que trabalha na pesquisa, educação e defesa na prevenção do câncer. Hoje, dia 14, o evento chegou à marca de 1 milhão de dólares aproximadamente às 15h15 no horário de Brasília durante uma corrida de Super Mario Galaxy 2 (Wii). De acordo com os locutores, este foi o tempo recorde de alcançar esta marca olhando todas as edições da GDQ.

O evento

O Games Done Quick acontece desde 2010, sendo que atualmente é dividido em dois eventos principais: o AGDQ, que está acontecendo agora e acontece todo início de ano, e o Summer Games Done Quick (Jogos Zerados Rápido de Verão). O segundo arrecada fundos para o Médico Sem Fronteiras e segue o mesmo modelo de jogadores extremamente dedicados zerando clássicos dos games no tempo que você gasta em um chefão.

Awesome-Games-Done-Quick-2017

A maior quantia já arrecadada por qualquer edição do evento foi a do AGDQ 2015, que conseguiu 1 milhão e meio de dólares. Os organizadores do evento já disseram durante a transmissão que a velocidade das doações está acima do comum e esperam arrecadar mais do que a quantia de US$1.206.000,00 de do AGDQ 2016.

Speedrunners

Speedruners é o nome dado a esses jogadores. A motivação dessas dezenas, talvez centenas de jogadores que participam do evento é correr pelas fases o mais rápido possível e terminar o jogo sem usar hacks e trapaças em tempo recorde. Há diversas modalidades, como zerar com 100% dos itens coletados, com a menor quantidade de itens coletados, abusando de erros do próprio jogo e até mesmo uma corrida contra outros jogadores para ver quem termina primeiro.

O que mais chama a atenção e se torna um motivo adicional de doações é o quão incrível é ver como alguém zera jogos difíceis como Contra III em 5 minutos e outros longos como Dark Souls 3 em 1h02. Ver o que jogadores que gastam até 10h por dia treinando para essas corridas ao vivo conseguem é o que deixa a transmissão do AGDQ com uma média de 100 mil espectadores na Twitch a qualquer hora e com quase qualquer jogo, mesmo os mais desconhecidos.

Motivação para as doações

A principal forma de incentivar os espectadores a doarem para o evento, além da natural boa ação de ajudar na prevenção do câncer, é os deixar escolher nomes para os personagens de alguns jogos, desbloquear speedruns de jogos clássicos que não estavam previstos para o evento e modificar como um jogador terá que correr pelo jogo que escolheu.

Na sexta-feira, por exemplo, só haveria uma corrida de Contra III (Super Nintendo) caso houvesse 30 mil dólares de doação dedicados ao jogo, e essa quantia foi arrecadada em meia hora. No dia final, quando um speedrunner vai se atrever a zerar o querido Undertale (PC) o mais rápido possível, há uma disputa de doações para decidir se ele terá que fazer a corrida pacifista ou a genocida completa. Também há situações em que quem doa mais dinheiro decide o nome dado ao protagonista do jogo, como em Pokémon. Por fim, os grandes nomes de franquias dos games são deixados para horários de picos de espectadores nos EUA. Séries como Mario, Zelda, Metroid, Mega Man, Sonic e Crash Bandicoot, além de diversas outras clássicas e atuais como Castlevania, tiveram seus blocos exclusivos durante o evento.

O AGDQ 2017 será finalizada neste domingo com uma campanha de Super Metroid (Super Nintendo) 100% em aproximadamente 1h20 e Undertale (PC) com o final pacifista completo em aproximadamente 1h45 – e possivelmente derrotando o chefão ultra difícil do caminho genocida caso a meta de doações seja batida. Para assistir ao evento, acesse o canal deles na Twitch.

Compartilhe!

Bhernardo Viana

Amante do pão de queijo e do cafézim, começou a brincar no meio dos indies e não parou mais. Um grande fã de puzzles e de jogos alternativos, experimentais e malucos. É o Editor-Chefe do Sem Tilt e ex-redator no site e na revista da Indie Game Magazine.