Uma viagem por 42 imagens de Panoramical | Sem Tilt

Uma viagem por 42 imagens de Panoramical


Panoramical

Criado pelos artistas Fernando Ramallo e David Kanaga, Panoramical é uma coleção de ambientes digitais interativos lançada em setembro de 2015 no Steam. A obra foi desde então foi exibida em diversos museus de imagem e som pelo mundo, além de ter sido nomeada para os prêmios Nuovo, Excelência em Arte e Excelência em Som do Independent Games Festival 2016.

Quem manipula os ambientes tem a chance de moldá-los com os comandos no controle, no teclado e no mouse ou num controlador MIDI. Cada movimento altera o ambiente de polígonos reduzidos de alguma forma, seja visualmente, sonoramente ou os dois ao mesmo tempo, como é na maioria das vezes. Luzes acendem e trocam de cor no céu frenética ou lentamente; objetos que parecem pedras se alongam, comprimem e dançam; ondas e partículas aumentam em tamanho e quantidade, ficam mais rápidas e coloridas.

Da mesma forma, instrumentos de corda começam a soar e ecoar até se perderem; sons de um sintetizador ficam constantemente tocando no fundo em sincronia com os ambientes oníricos; um coral sobe, de forma dramática, os tons de sua voz até o clímax; uma música eletrônica varia o volume do baixo e das batidas digitais para manter um coração pulsando.

A mistura do dinamismo visual e sonoro do título, aliado à alta sensibilidade dos controles, o fazem uma excelente experiência interativa sinestésica. Você define a intensidade de cada elemento no ambiente, por quanto tempo ele ficará e como ele irá interagir com os outros. Você também escolhe por quanto tempo vai interagir. Isso resulta em combinações quase infinitas, já que o ambiente também possui um movimento próprio.

A obra, em resumo, é uma viagem dos criadores em que a música também é imagem e movimento. E por que não seria? Ao mesmo tempo, eles nos convidam a entrar nessa viagem e alterá-la em tempo real, como quisermos. É exatamente essa interatividade que, para alguns, separa Panoramical de um simples visualizador de sons do Winamp e do antigo Windows Media Player. Para mim, há mais do que isso.

Em minha experiência com a obra acabei chegando em pontos ótimos que mais me chamaram a atenção visualmente. Algumas por parecerem uma natureza familiar, porém idealizada, e outras por simplesmente não parecerem com nada que eu já tinha visto, que atiçaram minha paixão pelo abstrato.

Decidi compartilhar alguns desses momentos por aqui para também criar esse convite a você. A experiência de Panoramical é inigualável, e mostrar essas imagens, estáticas e mudas, não está perto do que é realmente jogá-lo.

Na pior das hipóteses, você acaba de ganhar 42 novos papéis de parede pro seu PC. Na melhor, Panoramical está disponível por R$19,99 no Steam. Se você quer ver mais antes de comprar, explore o site oficial.

Compartilhe!

Bhernardo Viana

Amante do pão de queijo e do cafézim, começou a brincar no meio dos indies e não parou mais. Um grande fã de puzzles e de jogos alternativos, experimentais e malucos. É o Editor-Chefe do Sem Tilt e ex-redator no site e na revista da Indie Game Magazine.